Arequipa

O que fazer em Arequipa

Saiba o que fazer em Arequipa. Veja dicas das melhores atrações da cidade, que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Está buscando um destino mais naturalista para incluir em sua viagem ao Peru? Se este for o seu caso, a nossa dica é para que conheça Arequipa. Saiba o que fazer por lá e quais são as melhores atrações para curtir na cidade:

Vista da cidade de Arequipa

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito no Peru. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Peru vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre o que fazer em Arequipa.

1) Passeio pelo Centro Histórico de Arequipa

Você sabia que o centro histórico da cidade de Arequipa é considerado Patrimônio Mundial da Unesco? Então, nada como começar a fazer os seus passeios em Arequipa por lá. A cidade possui fachadas e monumentos incríveis nessa região, sendo que muitas delas foram feitas com pedras vulcânicas.

  • A Plaza de Armas, principal praça de Arequipa, possui museus, restaurantes, lanchonetes, museus e até igrejas em seu entorno. Passear nessa região é uma delícia e vale muito a pena.

Passeio pelo Centro Histórico de Arequipa

2) Monastério de Santa Catalina de Siena

Para os turistas apaixonados por história, visitar o Monastério de Santa Catalina de Siena será uma ótima pedida. Ele foi construído em 1579, o local serviu de convento durante muitos anos até ser transformado em ponto de visitação. O passeio conta com visita guiada, onde será possível saber mais sobre a arquitetura do local e como era a vida das monjas que o habitavam.

Endereço: Santa Catalina, 301 – Arequipa;
Horário de funcionamento: das 9h às 17h (terças e quintas-feiras das 08 às 20h);
Ingresso: cerca de 40 soles;
Duração: cerca de 2h.

Monastério de Santa Catalina de Siena

3) Visite a Catedral de Arequipa

Outro ponto da cidade que possui muita história é a Catedral de Arequipa, com mais de 400 anos de história. Além da fachada, o interior da catedral vale muito a pena ser visitado, principalmente para quem gosta de admirar arquiteturas antigas, com materiais preciosos, além de objetos históricos e uma vista incrível do campanário local.

Endereço: Plaza de Armas – Arequipa.

Visite a Catedral de Arequipa

4) Igreja Jesuíta em Arequipa

Aos apaixonados por arquitetura, outro monumento que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Arequipa é a Igreja Jesuíta da cidade. A fachada do local conta com muros de pedra branca e detalhes incríveis, que seguem o estilo denominado de barroco andino.

O interior possui detalhes em madeira, com uma bela obra do artista italiano Bernardo Bitti. Os visitantes do local também podem passear pelos jardins da Igreja Jesuíta, que foram construídos no século 18, além das galerias e lojas de artesanato.

Endereço: General Móran, 114 – Arequipa.

Igreja Jesuíta em Arequipa

5) Convento de Santa Teresa em Arequipa

A nossa dica é para que visite o Convento de Santa Teresa às 12h, quando é possível escutar as monjas cantar o Angelus. Este é um passeio de paz e que envolve muita história, uma vez que o local foi fundado em 1710.

Convento de Santa Teresa em Arequipa

O monastério conta com visita guiada ao público, onde é possível conferir os artigos que fazem parte da trajetória do Convento de Santa Teresa na cidade de Arequipa. Por lá você encontrará móveis, esculturas, pinturas e objetos feitos com materiais preciosos. A visita vale super a pena, e ao final do tour é possível comprar doces típicos, que são feitos pelas monjas.

Endereço: Calle Peral – Arequipa.

6) Sillar – cidade de pedreiras de Arequipa

Já pensou em conhecer uma cidade de pedreiras bem próximo de Arequipa? Localizada a cerca de 30 minutos do centro da cidade, você encontrará os incríveis muros de Sillar, que foram formados com pedra vulcânica.

Sillar - cidade de pedreiras de Arequipa

O passeio ainda permite que os visitantes conheçam as pedreiras de Añashuayco, além de saberem todas as informações sobre a construção da cidade de pedra. Saiba que há como contratar o passeio completo, com transporte, guia especializado e ingresso por cerca de 67 reais. Confira abaixo mais informações sobre como contratar esse serviço.

Cidade de pedreiras de Arequipa

7) Cânion del Colca em Arequipa

Sem dúvidas, um dos maiores pontos turísticos de Arequipa é o Cânion del Colca. A região ganhou fama por ser o melhor lugar de toda a América do Sul para admirar o belo Condor dos Andes. Aos turistas que gostam de fazer trilhas, vale destacar que este é um dos destinos mais procurados de todo Peru.

Cânion del Colca em Arequipa

8) Águas termais La Calera em Arequipa

Além do Cânion del Colca, esse ponto turístico também conta com o Vale do Colca e por lá você encontrará as famosas águas termais da região. Chamada de La Calera, a atração se trata de uma fonte de águas subterrâneas, vindas de um vulcão inativo.

  • Este fato faz com que essas águas sejam enriquecidas com cálcio, sódio, cloreto, magnésio, potássio e sulfatos, que ajudam com casos de problemas circulatórios, musculares e nervosos, por exemplo. É uma experiência única e vale muito a pena incluí-la em seu roteiro de viagem.

Águas termais La Calera em Arequipa

9) Sítio Arqueológico de Uyo Uyo

Outra atração bem interessante, situada próximo ao Vale do Colca, é a cidade arqueológica que existe por lá. O local já foi a principal sede do poder político dos Curacas, já que era a maior aldeia da região na época pré-hispânica, com cerca de 10 mil metros quadrados de tamanho.

  • Outro ponto bem interessante é que a região foi considerada como Patrimônio Cultural da Nação, com muita história e informação sobre o passado do local.

Sítio Arqueológico de Uyo Uyo

10) Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca

A Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca é uma área protegida localizada nas regiões de Arequipa e Moquegua. Você sabia que o principal objetivo desta região é proteger a flora, fauna e formações paisagísticas locais? Então, saiba que por lá é possível encontrar llamas, alpacas, condor, vicunha e flamingos, por exemplo.

Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca

Indicamos que realize esse passeio com a presença de um guia certificado, pois a temperatura no final do dia pode cair muito, chegando a ficar abaixo de zero. A região também é bem rica, com possibilidade de conhecer outros lugares incríveis, como a Laguna de Salinas e o Santuário Nacional de Mejía.

11) Passeio de rafting pelo Rio Chili em Arequipa

Se você é do tipo de turista apaixonado por aventuras, a nossa dica é para que não deixe Arequipa sem antes fazer um passeio de rafting pelo Rio Chili. Caso nunca tenha tido uma experiência com rafting, fique tranquilo, pois esse rio não é muito agitado, apesar de ter trechos mais rápidos. Prepare-se para ter uma experiência de canoagem, mas com mais adrenalina e diversão.

Passeio de rafting pelo Rio Chili em Arequipa

12) Casa Goyeneche e Casa da Moral em Arequipa

Por ser uma cidade cercada de muita história, Arequipa conta também com muitos monumentos arquitetônicos. Então, outros dois pontos que vale muito a pena incluir em seu roteiro por lá são: a Casa Goyeneche e a Casa da Moral. Esses monumentos dão um panorama histórico sobre a arquitetura colonial de Arequipa, feitas em pedras e estrutura solar. Vale muito a pena a visita!

Casa Goyeneche em Arequipa

13) Passeio pelo bairro de San Lázaro em Arequipa

Procura um bairro bem charmoso em Arequipa? Então, a nossa dica é para que não deixe de incluir San Lázaro em seu roteiro de viagem. A região conta com monumentos arquitetônicos lindos, ruas bem estreitas e as melhores picanterías da cidade, que são restaurantes que servem pratos típicos da culinária peruana, sendo bem comuns em Arequipa. Esses centros gastronômicos costumam servir pratos locais, como ceviche de camarão, por exemplo.

Passeio pelo bairro de San Lázaro em Arequipa

14) Mirador de Yanahuara em Arequipa

Está procurando um local incrível para admirar as melhores vistas da cidade de Arequipa? Então, inclua o Mirador de Yanahuara em seu roteiro de viagem. Ele conta com arcos feitos em pedras brancas, com uma altura de 50 metros. Vale destacar que essa atração só funciona aos sábados, domingos e feriados. Então, organize a sua agenda e inclua essa parada em seu roteiro.

  • Caso não vá passar nenhum final de semana ou feriado em Arequipa, você pode incluir outras opções de mirantes, como o  Mirador Sachaca (que possui 19 metros de altura) e o Carmen Alto, com vista para os andén incas.

Mirador de Yanahuara em Arequipa

15) Mercado de San Camilo em Arequipa

Se você gosta de conhecer lugares gastronômicos, não deixe de incluir em seu roteiro o Mercado de San Camilo. Ele está localizado no centro histórico de Arequipa, onde é possível descobrir sobre a cultura e delícias desse destino.

  • Uma curiosidade é que esse local é um Patrimônio Histórico Monumental desde 1987. Nossa dica é para que aproveite o passeio para saborear os sucos de frutas e um sorvete de queijo, que é bem comum e característico da região.

Mercado de San Camilo em Arequipa

16) Museus em Arequipa

Museu de Arqueologia: localizado próximo da Plaza de Armas, esse museu possui um acervo com objetos que datam mais de 12 mil anos passados. A coleção conta com cerâmicas, peças em tecidos e até itens funerários. Outro ponto interessante é que se trata de um passeio gratuito.

Mundo Alpaca: como o próprio nome já indica, esse museu traz como principal foco a confecção do tecido de alpaca. Por lá é possível aprender como funciona a produção desse tecido com tear natural, além de comprar peças feitas com alpaca natural na loja que há no museu. Essa é outra opção com entrada gratuita, além de ser possível interagir com os animais (alpacas) na área externa desse complexo cultural.

Mundo Alpaca em Arequipa

Museu Arqueológico Santuários Andinos: este museu conta com objetos de, aproximadamente, 550 anos de história. A principal atração por lá é a Múmia Juanita, que foi descoberta em 1995 e é conhecida como “a menina do gelo”.

Casa Museu Mario Vargas Llosa: Arequipa guarda a casa em que nasceu o escritor Mario Vargas Llosa. Ela foi restaurada e transformada em um museu, que conta a história do escritor que já foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. O acervo possui vídeos, filmes e até objetos pessoais do escritor de “La ciudad y los perros”.

Casa Museu Mario Vargas Llosa em Arequipa

Use seu celular à vontade no Peru

Poder usar seu celular no Peru e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Peru nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade no Peru. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Lima, Cusco e qualquer outro lugar do Peru e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer em Arequipa para quando estiver lá.

Como usar seu celular à vontade no Peru

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Peru

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Arequipa, uma dica legal para quem vai para o Peru é que como alguns pontos turísticos, como Machu Picchu, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Peru além de Lima, que são próximas como Cusco e Puno, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Peru, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.

Vale Sagrados dos Incas no Peru

Economize muito nos ingressos de passeios e excursões

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para o Peru e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Peru, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados.

Bairro Barranco em Lima

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Peru

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Peru com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Peru:

O que fazer em Lima: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Peru: Melhores formas de levar suas moedas peruanas.
Cidades turísticas do Peru: As cidades peruanas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Peru: Incrível pesquisador e dicas excelentes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *