Veja o que fazer no inverno em Cusco. Confira as nossas dicas sobre os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem durante a estação mais fria do ano nessa cidade peruana. Apesar de não contar com uma estação com frio super rigoroso, Cusco possui um inverno com temperaturas baixas. Para você ter uma ideia, durante a estação mais fria do ano, os termômetros nessa cidade peruana marcam números com mínima de 1ºC e máxima 21ºC. Desta forma, listamos para você as melhores atrações e atividades, principalmente as que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por Cusco.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Cusco. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem em Cusco vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre o que fazer no inverno em Cusco.
Museu Inka em Cusco
Nada melhor do que um museu para fugir do frio peruano. O Museu Inka conta com um dos acervos mais completos da cidade, pertencendo à faculdade de arqueologia da Universidade Nacional de Cusco (UNSAAC). Esse museu está localizado bem próximo da Plaza de Armas, um dos maiores pontos turísticos de Cusco, e abrigado em um casarão colonial, edifício que que pertenceu ao Almirante Francisco Alderete e Maldonado. O Museu Inka possui 16 salas, sendo todas cercadas por itens que contam detalhes sobre a cultura Inca, incluindo até mesmo quadros do período colonial. Esse complexo de arte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados das 9h às 16h, permanecendo fechado sempre aos domingos. O preço do ingresso para visitar o Museu Inka é de dez soles.
Museu de Arte Pré-Colombiana em Cusco
Se você gosta de saber mais sobre a história dos destinos que visita, a nossa dica é para que não deixe de incluir em seu roteiro de viagem o Museu de Arte Pré-Colombiana. Vale destacar que esse é o primeiro museu em Cusco dedicado à arte das antigas culturas peruanas. Outro ponto interessante é que o edifício que abriga esse museu é ocupado desde a época Inca, onde era casa da chamada Amaru Cata, que pode ser traduzida como “Casa do Saber”, era como uma escola nesse período. Já quando a região foi tomada pelos espanhóis, na época de 1.550, eles destruíram a antiga construção e fizeram o casarão que abriga esse museu.
Foi só na década de 80 que o imóvel foi adquirido pelo banco BBVA, responsável pela criação desse museu. O Museu de Arte Pré-Colombiana conta com peças datadas desde 1.250 a.C em seu acervo, que vai até 1.532 d.C. Esse complexo cultural está localizado na praça Nazarenas, e funciona de segunda a domingo, das 9h às 22h, permanecendo aberto também nos feriados. A entrada para o Museu de Arte Pré-Colombiana custa cerca de 20 soles.
Centro Artesanal em Cusco
Busca um local para encontrar muito artesanato e fazer suas compras mesmo no inverno peruano? Localizado no final da El Sol, a avenida mais famosa de Cusco, está o Centro Artesanal, local mantido pela Prefeitura para que vendedores possam expor seus produtos. O local é cercado por estantes, camisetas, chaveiros, lembranças até grandes peças artísticas. O Centro Artesanal conta ainda com lanchonetes ótimas, que servem delícias típicas peruanas.
Chinchero em Cusco
Chinchero é um povoado nativo dos Incas, que fica localizado próximo à cidade de Cusco e tem como principal fonte de renda a produção de tecidos. Vale destacar que este material é todo feito artesanalmente, confeccionados seguindo técnicas e tradições que passaram de geração em geração durante séculos. Por lá tudo é feito à mão e sem o uso de materiais artificiais, com lã retirada de ovelhas, alpacas ou vicunhas, e os corantes para colorir os tecidos produzidos a partir dessa lã, utilizando diversas substâncias naturais. As estampas destes tecidos também são tipicamente tradicionais da cultura andina, sendo este um lugar que proporciona uma experiência única.
Restaurante Chicha em Cusco
Nada melhor do que conhecer os melhores restaurantes da cidade no inverno peruano. Se você já conferiu a nossa matéria sobre os melhores restaurantes em Lima, já ouviu falar do chef mais famoso do Peru, Gaston Acurio. Além de um centro gastronômico na capital peruana, ele possui uma unidade em Cusco, chamada Chicha. O local de alta gastronomia tem como especialidade a comida peruana, com pratos a partir de 40 soles. O restaurante Chicha funciona diariamente, das 12h às 22h30, e está localizado no endereço Placa Regocijo, 261, 2º andar.
Restaurante Morena Peruvian Kitchen em Cusco
Busca um restaurante tipicamente peruano? Então, a nossa dica é para que não deixe de conhecer o Morena Peruvian Kitchen, um restaurante completo e cercado por música boa, ambiente agradável e delícias com sabores únicos. Sem dúvidas, um dos maiores destaques deste centro gastronômico é o fato dele contar com cozinha aberta no meio da casa, onde os clientes podem acompanhar bem de pertinho o preparo do seu prato. O Morena Peruvian Kitchen está localizado na Calle Plateros, 348, e funciona todos os dias das 10h às 22h.
Balada Mama Africa em Cusco
Que tal esquentar o inverno peruano? Sem dúvidas, a Mama Africa é uma das mais tradicionais baladas em Cusco. Por lá você encontrará um mix de todos os tipos de música, então não estranhe se ouvir nesta balada um axé dos anos 90. Por ter uma ótima localização, bem próximo da Praça de Armas, um dos maiores pontos turísticos de Cusco, este local atende muitos turistas, sendo a melhor e maior balada da cidade.
Use seu celular à vontade em Cusco
Poder usar seu celular em Cusco e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Peru nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade em Cusco. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Lima, Cusco e qualquer outro lugar do Peru e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Cusco para quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem em Cusco
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Cusco, uma dica legal para quem vai para o Peru é que como alguns pontos turísticos, como Machu Picchu, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Peru além de Cusco, que são próximas como Machu Picchu e Puno, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro em Cusco, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.
Economize muito nos ingressos de passeios e excursões
Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos em Cusco e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos de Cusco, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados.
Não se esqueça do Seguro Viagem para Cusco
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Cusco com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Veja outras matérias legais de Cusco:
Como levar dinheiro para Cusco: Melhores formas de levar suas moedas peruanas.
Cidades turísticas do Peru: As cidades peruanas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos em Cusco: Incrível pesquisador e dicas excelentes.