Peru

Guia completo sobre o Peru

Conheça nosso guia completo sobre o Peru. Veja informações de documentação, clima, segurança e tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem. Está pensando em conhecer o Peru, mas está com muitas dúvidas? Então, fique tranquilo, pois montamos um guia que cerca todas as principais dúvidas dos turistas. Desta forma, confira todas as informações do nosso guia completo sobre o Peru.

Guia completo sobre o Peru

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito no Peru. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Peru vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre o guia completo sobre o Peru.

Documentação para entrar no Peru

Esta é uma das primeiras dúvidas que surgem quando pensamos em viajar: Preciso de visto para conhecer determinado lugar? Então, saiba que brasileiros não necessitam de passaporte e nem visto para conhecer o Peru. Vale destacar que se a sua viagem for de turismo ou negócios, basta apenas o RG para entrar no território peruano. Este fato facilita muito, principalmente para turistas que não planejam com muita antecedência suas viagens.

Documentação para entrar no Peru

Clima e temperatura no Peru

Saiba que o Peru é um país de muitas variações climáticas, mas nenhuma delas envolve um frio rigoroso. Para você ter uma ideia, a capital peruana, Lima, conta com um clima temperado, o que quer dizer que não possui chuvas fortes no inverno e nem um calor muito forte no verão. Saiba que em Lima, você encontrará uma temperatura média no verão que fica entre os 25 °C, da segunda semana de dezembro até a segunda semana de março. Já no inverno, os dias cinzas, úmidos e nublados geram uma média de temperatura que fica entre 12 ºC e 15 °C.

Huayna Picchu

Saindo um pouco da capital e seguindo em direção à costa, você encontrará um inverno mais úmido e que vai de junho até setembro. A temperatura mínima da costa peruana na época mais fria do ano é de 14 °C. Já o verão é bem mais quente por lá, com temperaturas superiores aos 28 °C. Já nas montanhas peruanas, saiba que você encontrará sol durante o ano inteiro pelas manhã, mas a temperatura vai caindo no decorrer do dia, com uma média de 10 °C. Saiba que nesta região e de florestas, o tempo chuvoso vai de dezembro até abril. Caso queira conhecer mais sobre esse assunto, confira a nossa matéria sobre clima e temperatura no Peru.

Templo do Sol em Machu Picchu

Idioma falado no Peru

Saber a língua falada no Peru também é a dúvida de muitos turistas que visitam esse país. Portanto, saiba que o castelhano é o idioma oficial do Peru, sendo essa a língua mãe de quase 80% da população. Caso você ouça outro idioma, possivelmente este seja o “Quechua”, falado por apenas 16% dos moradores locais como primeira língua. Desta forma, saiba que é bem importante ter uma noção mínima de castelhano para conhecer o Peru, pois não são todos os lugares que você encontrará pessoas que falam português ou até mesmo o inglês.

Artesanato do povo peruano

Dinheiro no Peru

Esta é uma informação bem importante em qualquer viagem, que já deve ser pensada no planejamento. Então, saiba que o dinheiro peruano é o Nuevo Sol, que possui moedas de 1, 5, 10, 20, e 50 centavos; 1, 2, e 5 nuevos soles. Além das moedas, as notas em circulação são: 10, 20, 50, 100, e 200 nuevos soles. Caso você queira trocar o seu dinheiro no país, nossa dica é para que sempre procure bancos ou casas de câmbio. Estes estabelecimentos são bem comuns em todo país e oferecem mais segurança no momento da troca. Vale destacar que os bancos peruanos, geralmente, abrem de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30.

Moeda Nuevo Sol no Peru

Viagens no Peru

Por tratar-se da capital, Lima conta com conexões e voos para todos os principais destinos do Peru. Portanto, se você estiver planejando conhecer mais cidades, saiba que desembarcar na capital é a melhor opção. Outra maneira de conhecer outros destinos é de ônibus, sendo esse um meio de transporte que cobre todos os destinos do país. Por outro lado, saiba que para se locomover em todo Peru, a maneira com melhor custo-benefício é o ônibus urbano, que são identificados por cores e números de cada rota. Outra opção por lá é o trem, mas o serviço ferroviário conta com apenas três rotas, que incluem as cidades de Arequipa, Sumbay, Juliaca, Puno, Cusco, Ollantaytambo e Machu Picchu.

Cidade de Puno no Peru

Táxis no Peru

Apesar da maioria dos turistas optarem por maneiras mais econômicas de transporte, como ônibus ou aluguel de carro, ainda há muitos viajantes que optam pelo táxi, principalmente quando desembarcam no país. A nossa dica é para que sempre solicite esse serviço por empresas de táxi, sendo bem fácil consegui um número confiável de telefone. Saiba que os táxis autorizados no Peru possuem sempre a cor amarela, e alguns têm até um sinal luminoso no teto. Outra informação bem importante é que no Peru os taxímetros não são utilizados, portanto saiba que você terá que negociar o valor da corrida antes de entrar no carro.

Táxis no Peru

Acomodações no Peru

Por ser um país bem turístico, saiba que o Peru conta com complexos hoteleiros dos mais variados preços e categorias. Saiba que a alta temporada por lá acontece de junho até setembro. Portanto, se você pretende conhecer o país nesta época, a nossa dica é para que realize a sua reserva com antecedência. Na capital peruana, Lima, os melhores bairros para se hospedar são Miraflores e San Isidro. Já os hotéis da cidade de Cusco, costumam receber viajantes que estão de passagem até Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas, outros destinos muito procurados pelos turistas que visitam o Peru.

Hotel em Cusco

Gastronomia no Peru

A gastronomia peruana é conhecida no mundo todo por sua variedade de peixes e os pescados em suas receitas milenares, que originaram dos índios pré-colombianos. Outros ingredientes que marcam presença na culinária peruana são a batata e o milho, que vieram dos colonizadores espanhóis. Nossa dica é para que sempre, antes de fazer o seu pedido, pergunte sobre a preparação e ingredientes, pois alguns dos mais famosos pratos do país são bem picantes ou levam muito tempero.

Tradicional Ceviche Peruano

Não sabe qual prato pedir? A nossa dica é para que não deixe o Peru sem antes provar o Ceviche de Pescado em Lima, Chupe de Camarones em Arequipa e Pachamanca em Cusco. Quando o assunto são as bebidas, uma das mais conhecidas é o Pisco, que trata-se de uma aguardente de uva.

Compras no Peru

Os turistas que viajam para o Peru nem imaginam, mas esse país é um verdadeiro paraíso de compras. A tradição local conta com uma variedade de artigos, principalmente artesanatos. Vale destacar que os preços por lá são bem vantajosos, mas os pedidos de descontos são bem aceitos. Por tratar-se da capital, Lima conta com a maior variedade de produtos, principalmente por possuir ótimos mercados de rua e shoppings. Saiba que os itens mais procurados no país são os casacos, ponchos, luvas, toucas, meias, mochilas e coletes, já que os tecidos produzidos no Peru são uma verdadeira marca do país.

Shopping Jockey Plaza em Lima

Outros produtos muito vendidos no Peru são as cerâmicas, principalmente em cidades como Cusco e Ayacucho. Os tapetes peruanos também são bem famosos entre os turistas, os quais são produzidos, geralmente, com lã de ovelha. A confecção dos tapetes é uma verdadeira tradição, bem como os trabalhos vendidos nas joalheiras do país, com destaque para a cidade de Nazca.

Artesanato em Cusco

Use seu celular à vontade no Peru

Poder usar seu celular no Peru e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Peru nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade no Peru. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Lima, Cusco e qualquer outro lugar do Peru e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre o guia completo sobre o Peru para quando estiver lá.

Como usar seu celular à vontade no Peru

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Peru

Agora que você já viu tudo sobre o guia completo sobre o Peru, uma dica legal para quem vai para o Peru é que como alguns pontos turísticos, como Machu Picchu, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Peru além de Lima, que são próximas como Cusco e Puno, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Peru, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.

Vale Sagrados dos Incas no Peru

Economize muito nos ingressos de passeios e excursões

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para o Peru e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Peru, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados.

Bairro Barranco em Lima

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Peru

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Peru com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Peru:

O que fazer em Lima: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Peru: Melhores formas de levar suas moedas peruanas.
Cidades turísticas do Peru: As cidades peruanas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Peru: Incrível pesquisador e dicas excelentes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *