Peru

Ilhas de Uros no Peru

Conheça as Ilhas de Uros no Peru. Veja todas as dicas de um lugar incrível e perfeito para quem busca experiências únicas de viagem. Se você tem mais tempo de viagem e/ou procura fazer um roteiro bem diferente e fora das grandes cidades e atrações turísticas, a nossa dica é para que não perca a chance de conhecer as Ilhas de Uros. Então, veja a nossa matéria e conheça mais:

Passeio de barco pelas Ilhas de Uros no Peru

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito no Peru. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Peru vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitá-la ainda mais. Agora veja tudo sobre as Ilhas de Uros no Peru.

Como surgiram as Ilhas de Uros?

O nome desse conjunto de ilhas vem dos uros, povos que habitavam parte da cidade de Puno até os incas chegarem por lá. Com a invasão, os uros fugiram para o Lago Titicaca e lá construíram as suas moradas.

Conhecendo mais sobre o Lago Titicaca no Peru

O Lago Titicaca é um dos pontos mais conhecidos do Peru, fazendo fronteira com a Bolívia. Para você ter uma ideia da grandiosidade deste monumento natural, ele possui mais de 8 mil quilômetros quadrados, e está a quase 4 mil metros acima do nível do mar. Este fato faz com que ele seja o lago navegável mais alto do mundo, e o segundo maior de toda América Latina.

Vista do Lago Titicaca no Peru

Este é um lago tido por muitos como sagrado no Peru, com uma lenda que diz que surgiu das águas do Titicaca o Manco Capac, que começou a construção do Império Inca. Além disso, o lago também é fonte de renda e sobrevivência para os moradores da região, principalmente pelo fato de abrigar mais de 2 mil espécies de peixes e aves.

Visitando a Ilha de Uros no Peru

A comunidade de Uros é formada por cerca de 60 ilhas, sendo que cada uma delas possui um presidente voluntário, que é escolhido a cada ano. A maioria dos passeios leva os turistas para Capi Nativo, onde é possível conhecer mais de perto os hábitos e formas de governo desse povo.

Comunidade de Uros no Peru

Cada ilha é o lar de uma unidade familiar e as pessoas vivem em casas bem pequenas, de cerca de 3 metros quadrados e sem qualquer tipo de tecnologia. As mulheres são força em presente nessa sociedade, as quais cozinham, cuidam dos filhos, fazem e vendem artesanatos e até dirigem as embarcações que levam os turistas para conhecer o Lago Titicaca.

Curiosidades das Ilhas de Uros no Peru

Caso faça este passeio, saiba que você vai ouvir falar muito da totora, uma planta que nasce em grande quantidade ao redor do Lago Titicaca. Esta é a matéria-prima de grande parte do que é construído na Ilha, desde casas, as embarcações para navegação e os artesanatos.

Quanto custa o passeio nas Ilhas de Uros?

A viagem que levará você até as Ilhas de Uros custa aproximadamente PEN 50/pessoa. Já o passeio pelo Lago Titicaca, o qual citamos acima, tem um custo médio de PEN 20/pessoa.

Conjunto de casas em uma das ilhas de Uros no Peru

Como conhecer as Ilhas de Uros?

Este é um passeio que indicamos muito para quem planeja visitar Puno, pois a viagem entre esses dois destinos dura apenas 30 minutos de barco. Diversas empresas de turismo em Puno realizam esse trajeto, e saiba que não é um passeio muito disputado o que você precisa reservar com antecedência, principalmente por haver uma grande oferta de barcos.

Barco das Ilhas de Uros

Quando ir para as Ilhas de Uros?

De maneira geral, a região de Puno e as Ilhas de Uros possuem um clima frio e seco durante todo o ano. Se fosse para lhe indicar um mês específico, seria fevereiro, pois no segundo dia desse mês acontece a Festa da Virgen de la Candelaria, uma celebração religiosa bem importante por lá e que enche a cidade de Puno de manifestações culturais.

  • Durante o dia, a temperatura aumenta, o sol aparece e o clima se torna bem quente. Saiba que é bem importante levar chapéu, óculos de sol e protetor solar para este passeio.

Vista das Ilhas de Uros

Como chegar nas Ilhas de Uros?

Conforme citamos acima, caso esteja em Puno, há barcos que realizam um trajeto de 30 minutos entre os dois destinos. Por outro lado, saiba que há também ônibus que saem de Cusco e Arequipa (todos os dias) com a cidade de Puno como ponto final. O fato é que esta é uma viagem longa, que pode durar de 5 a até 8 horas, dependendo da empresa de viagem que escolher.

Mulher trabalhando nas Ilhas de Uros

Há também empresas que fazem passeios turísticos, parando em vários pontos de Cusco a Puno, em um passeio que pode durar até 8 horas. Caso esteja planejando viajar entre os meses de abril a outubro, saiba que há um trem que liga Cusco a Puno com partidas às segundas, quartas, sextas e sábados. Já durante os meses de novembro a março, a viagem acontece nas segundas, quartas e sábados. A empresa que opera esse trajeto é a Peru Rail, a mais famosa do país, e a viagem é incrível e com cenários únicos.

Use seu celular à vontade no Peru

Poder usar seu celular no Peru e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, além dos aplicativos de cupons de desconto. E se for alugar um carro, você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular. Com ele você também pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Peru nas redes sociais. Se quiser, veja as nossas dicas de como usar o celular à vontade no Peru. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Lima, Cusco e qualquer outro lugar do Peru e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular, você poderá pesquisar tudo sobre as Ilhas de Uros no Peru para quando estiver lá.

Como usar seu celular à vontade no Peru

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Peru

Agora que você já viu tudo sobre as Ilhas de Uros no Peru, uma dica legal para quem vai para o Peru é que como alguns pontos turísticos, como Machu Picchu, as cidades, parques naturais, praias e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Peru além de Lima, que são próximas como Cusco e Puno, explorar as suas estradas que são lindas e as maravilhosas paisagens e lugares naturais pelo caminho. Saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Peru, com dicas incríveis de como conseguir um ótimo preço utilizando comparadores excelentes e economizando muito.

Vale Sagrados dos Incas no Peru

Economize muito nos ingressos de passeios e excursões

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos para o Peru e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e que sabemos que é de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Peru, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados.

Bairro Barranco em Lima

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Peru

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça de fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Peru com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Peru:

O que fazer em Lima: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Peru: Melhores formas de levar suas moedas peruanas.
Cidades turísticas do Peru: As cidades peruanas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Peru: Incrível pesquisador e dicas excelentes.
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *